quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A CAMINHO DO SÉCULO XXI !

Uma coisa pouco agradável aconteceu quando estávamos a caminho do século XXI. No final do século XX, certos líderes saíram afirmando que precisávamos de “uma maneira nova de fazer igreja”. A religião dos tempos antigos não era boa o suficiente. Então vieram os novos truques, substituindo o Evangelho sólido. Vimos o surgimento do movimento da igreja que é “sensível aos que buscam” e que não ofende a ninguém. A “esquerda religiosa” tornou-se mais proeminente, promovendo seu evangelho social. E depois veio a Igreja Emergente.


Se você perguntar a dez cristãos o que é a Igreja Emergente, provavelmente nove deles ficarão sem ter o que dizer. Não obstante, ela está devorando denominações e igrejas inteiras que antes eram sólidas.

Então, o que é realmente esse fenômeno? Primeiro, ele é místico. Baseia-se em práticas dos antigos “padres do deserto”,* tais como oração contemplativa e meditar caminhando por um labirinto. Inclui também a yoga – tudo para chegar mais perto de Deus. Algumas de suas práticas deixam a pessoa em um estado alterado de consciência. Os emergentes não estão realmente interessados em doutrina; em vez disso, eles querem coisas que se possa sentir, tocar, e cheirar, tais como incenso e ícones.

Esse movimento reinventa o Cristianismo






Ele tira seus olhos da cruz e faz com que você enfoque a experiência. A Escritura já não é autoridade. Não há absolutos, nem na Bíblia. Os emergentes afirmam que, para levarmos o mundo e a igreja para a frente, devemos voltar atrás na história da igreja e abraçar até mesmo as crenças católicas. A doutrina deles está realmente mais perto do budismo, do hinduísmo e da Nova Era do que do cristianismo tradicional.

O inferno, o pecado e o arrependimento são deixados de lado para que ninguém se ofenda. Além disso, eles afirmam que não há absolutos suficientes para podermos falar sobre inferno, pecado e céu.

Os emergentes dizem que estão tentando proporcionar “significado a esta geração”. O que isso significa? No final do século XX, surgiu um anseio para atingir a geração pós-moderna. Conheça o termo pós-moderno! Ele é usado para descrever a geração de menos de 30 anos. E, conforme os emergentes, para alcançar essas pessoas, as tradições antigas tinham que ser abolidas.

Para os pós-modernos, a mensagem sólida do Evangelho é dogmática demais e arrogante. Os emergentes diriam que um evangelho mais moderado tinha que ser inventado para ser aceito pelas massas dentro dessa geração mais jovem.

Infelizmente, os recursos que eles escolheram para fazer isso estão mais de acordo com a adivinhação do que com qualquer outra coisa.

E, o que dizer sobre a escatologia deles? E sobre Israel? Como o enfoque deles é o evangelho social, eles estariam mais de acordo com a teologia do “Reino Agora”, de “tornar o mundo perfeito”. Eles não entendem literalmente nenhuma parte da escatologia bíblica (doutrina das coisas futuras, profecia) – consideram-na alegórica. Israel seria comparável a uma “república de bananas”. A ênfase está no Reino de Deus agora e não nas admoestações das Escrituras sobre o retorno iminente de Cristo em um julgamento que está por vir.

Um comentário:

  1. Desde início foi assim: o que já existe nunca presta e sempre aparece alguém ou grupos querendo inovar as coisas, e desta forma, ter o mérito da mudança! Mudanças essas que nem sempre é benéfica.
    E essa Idéia de fazer uma “nova igreja” e “inovar” a religião permanece até hoje!
    Por isso, hoje, nos deparamos com o Evangelho deturpado e totalmente modificado, por muitos que querem inovar. Difundindo heresias, idolatrias e doutrinas totalmente contrárias aos ensinamentos bíblicos deixados por Deus. Mas a própria Escritura fala sobre esse tempo e apostasia veríamos o povo enganado e levados pelos falsos profetas á caminhos divergentes da genuína Palavra Deus.
    Deparamos-nos com igrejas vazias e isoladas na luta para divulgar o Evangelho, são essas as igreja voltada na Palavra e não no modismo implantado dentro de , que estão aparentemente cheias, mas na realidade estão inchadas!
    Quando paramos para analisar o que vemos? Inovações!
    Vemos cultos totalmente voltados para “louvores”, isto é, não a verdadeira adoração, mas sim, apresentações gospel com música (às vezes feitas por ímpios) com letras sem o verdadeiro conteúdo, que é a exaltação o digno louvor ao Senhor Deus ou a sue filho Jesus. Letras que expressão repetidamente a palavra “paixão” que , na minha visão, não se encaixa em tipo de sentimento que devemos expressar a Deus, por o que devemos ter por ELE é AMOR! (de maneira nenhuma estou condenando os louvores, mas enfatizando sobre a forma exposta por muitas congregações e supervalorização dos que louvam, chegando a pagar absurdo para uma apresentação - ai a igreja lota). Somente acho que deveria ser valorizado o verdadeiro louvor a Deus. Geralmente nessas igrejas o tempo para a Palavra é mínimo!
    Por outro lado vemos outra inovação: igreja que supervalorizam um pregador “X”, que “ele é usado”, que ele “prega muito bem” etc, não descrimino, e sei que Deus é capaz de fazer isso e muito mais com um mensageiro dele, porém sei que ele capacita o pequenino para as grandes coisas também!
    Daí surge: a indução, a idolatria e a heresias, pois muitos desses “eloqüentes” pregadores usam do seu poder de persuasão e acabam induzindo ao povo a cair em idolatrias de: pode ser curado, liberto, salvo, vida prospera e felizes no amor através de: lencinhos, sal, amuletos de todos os etc, e que os colocando em casa ou os usando serão beneficiados por Deus! Creio eu que pela fé do povo muito Deus faz, mas pela prática inovadora, tenho a certeza que não!
    E os povos baratinado no meio de toda essa inovação acabam caindo em outra, pois correm atrás de profecias e revelações esquecendo-se que a Palavra revelada é a de Deus já é a Palavra revelada!
    E na contramão disso tudo, a igreja que não se adéqua, adere a esse modismo e permanece na genuína Palavra de Deus, onde se prega a Palavra de arrependimento dos pecados, Salvação e da volta de Cristo, sofre com seus cultos vazios. Todavia tenho a certeza que o Espírito do Senhor está atuando ali!
    Poderia citar muito mais sobre o “mal inovador”, porém fico por aqui.
    Mas deixando uma reflexão:
    O que vale mais, uma igreja pautada na genuína Palavra e tradição ou na igreja inovadora e cheia de modismos contrários a Palavra do Senhor?
    Melhor obedecer ou desobedecer?
    Desperta o que dorme!
    A paz do Senhor!
    Eliane

    ResponderExcluir